top of page
  • Foto do escritorAna Rito

A importância da fotografia de produto no E-commerce

"A fotografia de produto é o aspecto mais importante de qualquer site de comércio eletrónico. A venda física a retalho tem a vantagem de cativar o cliente recorrendo aos cinco sentidos. Já no caso da venda online, os clientes têm apenas uma imagem para ajudá-lo a entender o produto. Uma vez que o cliente não pode tocar e sentir a peça, deverá ser o o vendedor a proporcionar a melhor fotografia que lhes dará a melhor e mais fiel representação da mesma.


Apesar da ajuda dada por elementos como um ótimo desenho de página, facilidade de navegação e aspeto inspirador, no fundo, é a imagem do produto que acabará por despertar o interesse do cliente, levando-o a comprar.


Vários especialistas afirmam que o comerciante que quer que os consumidores cliquem (e comprem!) mais, deverá fazer com que a fotografia do seu produto seja tão ou mais atrativa como pode, até, deteriorar o potencial sucesso de todas as funcionalidades, estratégias e funções com o que o website foi tão originalmente desenvolvido."


Durante os últimos 10 anos fui responsável pela comunicação de uma marca de roupa puramente online e stylist e copy de outra. Foi precisamente em 20012 que escrevi as linhas acima transcritas, para benchmark de um projecto de uma delas. Aprendi que a fotografia de produto é tão importante quanto a fotografia de catálogo ou para redes sociais. Estas fazem-nos sonhar, transportam-nos para o imaginário da marca… mas é a segunda que tem um papel decisivo na tomada de decisão de compra.



“Parece fácil” foi a frase que mais disse durante os anos em que trabalhei como stylist. Há mais por detrás do que aparenta um “mera” fotografia.

Artigos incríveis podem parecer maus ou vice versa. Tudo com a magia do styling e da fotografia.


“I don’t care how awesome your product are, if pictures suck I’m not buying”. Quem o disse foi Mark Hayes, Marketeer. Não poderia estar mais de acordo.


ver:



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page