top of page

AZ Factory de Elbaz e a Verdadeira Democratização da Moda

Albert Elbaz apresentou a semana passada a sua mais recente marca: AZ Factory.



Um verdadeiro marco na história: uma marca de luxo que promete conjugar moda e tecnologia… e mais importante de tudo: uma marca para todos os tamanhos e corpos - do XXS AO XXL.

Há muito que defendo que a moda deve ser olhada sempre como um motor de progresso, futilidades à parte. As tendências são fixes, mas o que a moda pode fazer pelas pessoas vai tão mais além disso.


Se pensarmos bem, nunca fez muito sentido a numeração standard ser do S ao L, raramente apanhando o XS. Nunca fez muito sentido a existência de corners específicos para tamanhos “especiais”, como se estivéssemos a dizer a uma mulher XL ou XXL que ela “não é normal”, como se houvesse algum problema com ela.

Trabalho há já 6 anos com uma marca muito especial que produz roupas de todos os tamanhos. Um dia perguntei-lhes porque é que uma marca não faz a mesma peça do XS ao XXXL. Porque é que são sempre peças diferentes, e normalmente menos atrativas, pelas cores, materiais ou estampados usados. Na minha ingenuidade pensei que poderia haver alguma limitação, mas percebi que não há propriamente uma razão… que é uma questão de molde, facilmente contornável com “outras tabelas de tamanhos”.


É tudo, apenas, uma questão de atender a “novas medidas”.


Numa altura em que "inclusão" e "representatividade" estão na ordem do dia, a moda tem (e vai, porque está na sua génese) de acompanhar.

Se quebrarmos o ciclo e mostrarmos que as marcas, até as de luxo, podem sim ser inclusivas, também nos tamanhos, acredito estarmos a perante a verdadeira democratização da moda.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page